Quinta-feira, 30 de Agosto de 2007

LEIRIA VIVER LEIRIA PROGRAMA POLIS

Quarta-feira, 29 de Agosto 2007

"O Polis em Leiria é um trabalho muito bem feito"

O primeiro-ministro, José Sócrates, apontou ontem como exemplo a seguir as obras realizadas em Leiria, no âmbito do Programa Polis, classificando a intervenção como "o maior investimento que se fez em requalificação urbana nos últimos 30 anos na cidade".

Visivelmente satisfeito por participar na cerimónia de inauguração das obras por ter sido o 'pai' do Polis, José Sócrates pretende que a cidade que devolveu o rio Lis aos leirienses possa servir de exemplo a muitas outras do País que "precisam de perceber que, investindo na qualidade arquitectónica e na elevação dos seus padrões ambientais, conseguem dar mais qualidade de vida às pessoas e transformar-se em cidades mais atraentes ao investimento".

"Leiria está aqui para dar cartas no contexto nacional", referiu o governante, considerando as obras do Polis uma "intervenção exemplar, que servem de referência e de paradigma a muito do que vai ser feito em muitas outras cidades" do País.

"O Polis em Leiria é um trabalho muito bem feito", frisou.

No seu discurso, presenciado por dezenas de pessoas, José Sócrates garantiu que o Polis em Leiria "cumpre todos os objectivos" idealizados pelo Governo e pela câmara de Leiria, considerando que a cidade "é hoje um bom exemplo de arquitectura".

"O que o Programa Polis aqui fez foi valorizar o elemento ambiental mais nobre e rico de Leiria, abrir o rio à cidade, valorizar o espaço público - fundamental para melhorar a qualidade de vida -, valorizar o património histórico, e contribuir para uma festa da arquitectura", disse.

José Sócrates não esqueceu que as obras do Polis "contaram com muitas incompreensões", mas realçou a "discussão urbana na cidade" suscitada pelas intervenções que se pretendiam realizar.

"Quisemos apresentar uma proposta aos leirienses e isso foi muito debatido e até conduziu a alterações no projecto", lembrou, citando a criação de vários Planos de Pormenor, que nasceram do Polis.

No seu discurso, José Sócrates lembrou os objectivos do Programa Polis, que consistiram em "lançar uma política compreensiva e coerente de cidades", com vista à "requalificação urbana", que desse um "sinal claro" da importância que tem a modernização e requalificação das cidades em Portugal.

"Não tenho dúvidas que o sucesso económico do País depende hoje do sucesso das suas cidades", disse.

 

‘Pai’ do Polis inaugurou obra

 

Sete anos depois de lançar o programa enquanto ministro do Ambiente, José Sócrates presidiu à cerimónia oficial da inauguração das obras Polis na cidade do Lis. Completou-se, assim, um dos programas mais ambiciosos do actual primeiro-ministro, e que arrancou em Leiria em 2000, quando o governante tinha ainda a tutela do Ambiente, no Governo de António Guterres.

Dezenas de pessoas acompanharam a visita de José Sócrates e da sua comitiva às obras do Polis, que teve o seu início com o descerrar de uma placa no Jardim Luís de Camões. Visitou depois o Parque da Cidade, os novos campos de ténis em S. Romão e o Parque de Santo Agostinho.

O Programa Polis da cidade do Lis traduziu-se num investimento global de 40 milhões de euros, com a execução de 17 projectos no âmbito de quatro planos de pormenor, que abrangeram uma área aproximada de 125 hectares - o equivalente a cerca de 200 campos de futebol -, que compreendem o Centro Histórico de Leiria, margens do Rio Lis e várias zonas urbanas.

 

'Polis XXI' segue Polis

 

O ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia, considerou que o Polis em Leiria é uma "síntese da filosofia de todos os Polis" e que terá a sua continuidade através do Programa 'Polis XXI', que inclui intervenções semelhantes às realizadas anteriormente, e que serão desenvolvidas pelo Governo, municípios e com o apoio de privados.

O programa "assenta no princípio do contributo das cidades para a melhoria da qualidade de vida e competitividade do País", referiu Francisco Nunes Correia.

 

"Nunca haveria inauguração das obras do Polis sem a presença do primeiro-ministro"

 

"Nunca haveria inauguração das obras do Polis sem a presença do primeiro-ministro". Foi desta forma que a presidente da câmara de Leiria, Isabel Damasceno, justificou a ausência, até ontem, de uma cerimónia oficial de inauguração das obras, concluídas há vários meses.

Lembrando que foi pela mão do primeiro-ministro e pela sua "visão estratégica" que foi possível a requalificação urbana da cidade, a autarca garantiu que as obras foram realizadas dada a "natureza espontânea" da cidade.

A construção de várias pontes temáticas sobre o rio Lis foram destacadas por Isabel Damasceno de entre todas as intervenções realizadas pelo Programa Polis, e que são agora o cartão de visita da cidade.

 

Colado de <http://www.diarioleiria.pt/12484.htm>

 

FONTE:-   http://www.diarioleiria.pt/

 

COMO REFERIDO, O SENHOR PRIMEIRO MINISTRO ENGº JOSÉ SÓCRATES, INAUGUROU HOJE O PROGRAMA POLIS DE LEIRIA.

 

OS FILMES DOCUMENTAM OS MOMENTOS DA INAUGURAÇÃO.

O PRIMEIRO FILME FOI EXTRAÍDO DO DVD CEDIDO PELA CAMARA MUNIPAL DE LEIRIA ÁS PESSOAS QUE O SOLICITARAM. OS RESTANTES FORAM FILMADOS POR MIM. ALFREDOCR

LEIRIA "VIVER LEIRIA" PROGRAMA POLIS (APRESENTAÇÃO) 1 LEIRIA "VIVER LEIRIA" PROGRAMA POLIS (INAUGURAÇÃO) 2 LEIRIA "VIVER LEIRIA" PROGRAMA POLIS (INAUGURAÇÃO) 3 LEIRIA "VIVER LEIRIA" PROGRAMA POLIS (INAUGURAÇÃO) 4 LEIRIA "VIVER LEIRIA" PROGRAMA POLIS (INAUGURAÇÃO) 5
Publicado por alfredocr às 19:04
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
 O que é? |  O que é?

""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

ALFREDO

OBRIGADO PELA VISITA


VISITAS


MEUS VÍDEOS NO YOUTUBE
CANÇÃO DE LEIRIA

POSTS

RIO LIS LEIRIA@ENTRE PONT...

APPC LEIRIA@TEMA DE VIDA ...

APPC LEIRIA@FESTA NATAL 2...

Leiria Turismo & Acessibi...

APPC LEIRIA@JANTAR SOLIDÁ...

FILARMÓNICA DE CHÃS LEIRI...

JANTAR NATAL DA CASA DO B...

SALPICOS DE POESIA@LIVRO ...

HOQUEI CLUBE DE LEIRIA@SA...

BANDA SINFÓNICA DA GNR@CO...

TONEKOS & VDESIGNI@ENCONT...

JOÃO MIGUEL 30 ANOS DE CA...

LOJA DE NATAL 2013 DA APP...

RANCHO FOLCLÓRICO DE PARC...

RANCHO DA REGIÃO DE LEIRI...

EXPOSIÇÃO DOS TONEKOS DE ...

FESTIVAL DAS SOPAS LEIRIA...

1º FESTIVAL DE FOLCLORE D...

CONCERTO CORAL - IGREJA S...

SANTOS POPULARES "STºANTÓ...

ARQUIVOS

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

tags

leiria

"feira de maio 2011"

jlgalerias

bairro dos anjos

leiria praçaviva2008

leiria galerias

feira do livro2009

leiria jlgalerias

leiria xvi festival gastronomia2008

feiramaio2009

praçaviva2009

bairro anjos

“saber

"os filipes bar"

"squadra di gelati"

"xviii festival de gastronomia"

leiria2009

sabor e tradição”

"18ª festival gastronomia leiria 2010"

karaoke

todas as tags

FAVORITOS

50 Anos de Educação Socia...

EU E O COUÇO

23ªSEMANA DE ARTE, CULTUR...

...

Música no hospital de Lei...

Para o ano há mais

COMER BEM PARA VIVERMOS M...

DEFESA E PROTECÇÃO DO MEI...

Sorte ou azar?

Christina Aguilera vai la...

LINKS

blogs SAPO

subscrever feeds